As Competições mais Estranhas do Mundo
Arremesso de celular e torneio de guitarra imaginária já viraram carne de vaca. O lançamento de aparelhos, competição criada e promovida na Finlândia pela gigantesca indústria de telecomunicações local (entenda-se Nokia) para chamar a atenção das pessoas sobre os perigos do descarte de celulares em rios e lagos (o país é repleto deles), já se espalhou de Hong Kong a Penedo (RJ) nos últimos anos. Já torneios de air guitar, em que os participantes emulam no vazio trejeitos e estilos de guitarristas famosos, viraram figurinha fácil em qualquer reunião com pelo menos meia dúzia de geeks mundo afora.
Mas, então, quais são os torneios mais excêntricos da Terra? Selecionamos alguns deles, levando em conta o impacto na sociedade, a utilidade pública, o tamanho do desafio e, anulando todos os outros itens, o nonsense.
“Isso me deixou sem palavras”. Foi assim que James Bamber se referiu ao torneio de atração de anelídeos quando perguntado sobre a coisa mais bizarra que viu na vida. James é autor de Wacky Nation, guia de competições insólitas da Grã-Bretanha que ele escreveu ao lado da mulher, Sally Raynes. Os participantes têm 30 minutos para atrair o máximo de minhocas possível, sem cavar nem usar água. “Eu escolhi bater na terra com um taco e pular em volta feito um idiota, tanto quanto os outros 143 concorrentes. Teve um cara que tocou música, mas não interessa quanto barulho faça ou o quão bobo você pareça, as minhocas não vêm!”, lembra James. O recorde, ao que parece, pertence a um jovem americano que seduziu 511 bichos.
2 – O LOUCO DA SAUNA
Ah, Finlândia... O país dos arremessos de celulares é também o país do Campeonato Mundial de Sauna (e de mais um punhado de torneios bizarros). Mas não é à toa. A Finlândia é a terra natal da sauna moderna, essa com madeiras, pedras e uma bica d´água para se refrescar e fazer vapor. A própria palavra “sauna” vem do finlandês. Mas o que interessa é: desde 1999, na cidade de Heinola, competidores de mais de 20 países se sujeitam a uma sauna de 110ºC, sentados eretamente, com os braços cruzados sobre os joelhos. Vence quem ficar mais tempo na sauna.
3 – MURO DE SANGUE
Supostamente para celebrar a rivalidade entre as cidades britânicas de Lancashire e Yorkshire, o World Black Pudding Throwing tem mais de 150 anos de tradição. Trata-se de um muro cheio de black pudding – conhecida aqui como morcela, aquele embutido de sangue coagulado, bastante popular no Reino Unido – em que os participantes têm que tirar as morcelas emaranhadas na parede.
4 – SEXO AO AR LIVRE
Oquei, guitarras aéreas são divertidas e nós gostamos, mas o mundo não é só rock n’ roll. Pensando nisso, o Campeonato Mundial de Sexo Aéreo é o que o nome diz. Não falaremos mais nada.
Os Redneck Games (Jogos Caipiras) reúnem no estado americano da Geórgia participantes de competições sublimes, como arremesso de assento de privada, barrigada na lama e barulhos escatológicos com as axilas.
Semana que vem, mais algumas competições surreais, mas antes a pergunta que não se cala: por que as pessoas – ou algumas delas – gostam disso? James Bamber dá sua opinião: “É uma maneira de gente comum se soltar em eventos ou esportes completamente ridículos. Você chega com nenhuma expectativa e pode sair campeão mundial de alguma coisa. Mesmo que pareça estúpido, você será tratado como herói, vai ser aplaudido por seus esforços, não importa se ficou em 5º, último ou primeiro.” Rir de si mesmo, não era isso?
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário